Resolvemos abrir esse espaço com alguma resistência. Sabemos, como diz Ziraldo, que a internet é o antro do débil mental. Não só ela. A nossa sociedade como um todo mergulha em poço de alienação. Sem dúvida que há uma superestrutura montada pelos donos do poder com escopo de imbecilizar a massa a fim de torná-la ainda mais manobrável, torná-la, definitivamente, escrava. Desenvolveremos isso ainda. Dessarte, a resistência deveu-se ao fato de que a internet é o epicentro dessa superestrutura imbecilizante. Contudo, a resolução de abrir esse espaço vem da vontade de gritar contra tudo isso.
Sabemos que há espaços, blogs (inclusive os citaremos) bem melhores que esse na internet, embora raros no meio do caos, no que diz respeito à análise social. Mas, resolvemos somar.
Quando os textos não forem nossos citaremos as fontes, os autores. E, eles serão muitos. Na grande mída brasileira não há espaço algum, ou muito pouco, para Fausto Wolff, Zigmunt Baumman, Bertold Brecht, Noan Chomsky... são homens do Brasil e do mundo que revelam a realidade que se esconde por trás do fato comum. Mas, não aparecem na Globo nem na Veja por um simples motivo - são socialistas. Os donos do poder só abrem espaços para aqueles bajuladores medíocres que lhes servem. Mesmo porque, como mostrar um Fausto Wolff brilhante e socialista? Será desmentir toda a porcaria falaciosa que sustentaram sobre o socialismo para a massa brasileira durante tanto tempo (vide o documentário inglês "Muito além do Cidadão Kane" - exatamente sobre isso).
Sim. Falaremos também de Karl Marx sem nenhum pudor (quando o comentário geral é sobre jogadores de futebol, artistas e o escambau, quase nos envergonhamos de citar um filósofo). Falaremos de socialismo, comunismo, filosofia... absolutamente longe do senso-comum. Um amigo (dentre alguns que nos motivou ao blog) nos disse que teríamos poucos leitores. Nessa era da meiocridade na qual vivemos, se tivéssemos muitos leitores é porque algo estaria errado - ou com eles ou conosco.
A análise social, hoje, é campo que enriqueceu-se, não com tanto conteúdo (mantemos os clássicos) mas com todo essa efervescência pós-moderna de um homem que "corre muito atrás... de nada!", como diz Baumman.
E vamos nós.
Caro Walter;
ResponderExcluirToda mente pensante (atualmente não é redundância dizer isso) precisa de espaço para se expressar, interagir e levar outros a saírem do "senso comum". Parabéns pela iniciativa em criar este blog.
Um abraço!