“E assim, a filosofia vencedora em 45 é o existencialismo... Observa-se que neste período há uma grande dúvida: o socialismo da fraternidade ou o capitalismo do egoísmo, da luta incessante pelo lucro, da não realização do homem como ser humano.
E então entramos na chamada era do vazio, a era em que vivemos, da sociedade pós-moderna, aquela em que há uma indiferença da massa, há uma fragmentação do corpo social, o desengajamento que desemboca na indiferença. Época na qual o que interessa é o físico, é a aparência, ou melhor, o que interessa é o corpo. Todos têm tempo para ”malhar”, mas ninguém tem tempo para ler...
É preciso ter ao menos consciência de que estamos em um grande vazio. Vem a globalização e o que é esta globalização? Uma integração da economia feita por empresas transnacionais, gerando um pensamento único. Quem não for favorável a ela é um dinossauro, é um homem pré-histórico, é um homem que vive fora de sua época. Mas os homens que vivem dentro da sua época fazem parte da massa. É preciso procurar aqueles que pensam diferente, é preciso ousar ser marginalizado. Marginalizados 'ficam aqueles que não possuem a aparência de um artista de cinema, ou por serem eternos socialistas. Mas a marginalização, nestes termos, é preferível à massificação.
E é nesta época, neste vazio, que surge a questão: precisamos de uma utopia. Habermas, um dos maiores filósofos alemães da atualidade, diz: "Uma sociedade sem utopia é um deserto." Mas o que é uma utopia? O escritor e jornalista uruguaio Eduardo Galeano diz que a utopia está no horizonte e que quando nós caminhamos dez passos, ela se afasta dez passos. Então, para que a .utopia se nunca iremos alcançá-Ia? Ora, a utopia existe para que caminhemos, a utopia existe para que não paremos nunca... “
CELSO RENATO DUVIVIER ALBUQUERQUE MELLO
Rev. da Faculdade de Direito de Campos. Ano I, N2 1, JanlJun - 2000 275
http://bdjur.stj.gov.br/xmlui/bitstream/handle/2011/25374/direito
Bem , gostei do texto, mas não sei se alimentar uma utopia é a melhor forma de dizer que algo está errado . Como acontece com o capitalismo. Precesa-se hoje mais que nunca, de uma maior praticidade das ideologias socialistas.
ResponderExcluirAlimentar uma utopia, um sonho é para poucos que entende que este sonho ,por mais que parece analcançável, é mais real que o que vejo, hoje.